Fragrâncias com Agarwood - OUDHExistem muitas listas
online com fragrâncias que citam
Oudh na pirâmide olfativa. Naturalmente é impossível conhecer e avaliar todos. Principalmente considerando que esta é uma nota difícil!
Apesar de estar mais conhecido e desejado na perfumaria ocidental o produto natural é extremamente dispendioso e raro.
As alternativas sintéticas não conseguem reproduzir fielmente toda a riqueza de nuances do
agarwood natural.
Dentre os sintéticos também há diversidade.
Desde os
blends de produtos artificiais com alguma quantidade de óleo natural até o similar mais simples e pobre.
Perfumistas de nicho tratam
Oudh com reserva e cuidado, entretanto o acento populariza cada vez mais.
Procurei informações sobre diferenças entre
Oudh natural e artificial. Difícil quem já tenha experimentado. Mas colecionadores afirmam que o natural é
animalic, enfumaçado, aproximando -se da civeta, enquanto o artificial tende ao medicinal e balsâmico.
No Brasil pouco se faz com este acento, logo pouco conhecemos. E o brasileiro ainda não abraçou totalmente a perfumaria nicho ou botânica...
Assim, diligentemente, tentei elaborar uma listagem com a estrela
Oudh intensa e predominante.
Vi-me impelida mais uma vez a abusar da gentileza de amigos, perfumistas, colecionadores ou aficionados pela perfumaria.
Surgiu este rol de fragrâncias nicho, perfumaria botânica, poucos
attars e clássicos comerciais.
Alguns com o verdadeiro
Oudh. Outros com compostos sintéticos, porém todos grandes fragrâncias.
Ressalto
M. Micallef e
Montale que podem ser considerados os
designers precursores da perfumaria oriental na Europa.
As coleções de fragrâncias que levam
Oudh são extensas nas duas casas.
Quanto aos
attars será necessário mais pesquisas e um rol dedicado exclusivamente, vista que a profusão de fragrâncias é grande no mercado oriental.
* Muito obrigada para todos que sugeriram fragrâncias e compartilharam imagens!
Foto de Wma van WinsbergheAmber Oud de Rojas Parfum - Oriental condimentado e compartilhável foi idealizado pelo
nez Roja Dove em 2012. Esta casa sofisticada, que prima pela qualidade da matéria-prima que utiliza , descreve-o como: Mistura sensual de cítricos com jasmim, rosa e ylang ylang sobre acorde de figo, musgo patchuli e couro. Benjoim , almíscar, orris e âmbar suportam oudh e sândalo na base.
Foto de Wma van WinsbergheAoud Parfum de Rojas Parfum - Com oudh em destaque, rodeado por rosa, jasmim e ylang é acrescido de gerânio, cítricos e ruibarbo. Na base madeiras, canela, noz-moscada, açafrão,âmbar, baunilha almíscar e couro. Roja Dove apaixonou-se pelos aromas orientais, pelo trabalho com Oudh e pelo "cheiro de Backhoor"
Arabesque de DSH - A perfumaria natural de Dawn Spencer traz Arabesque na linha de perfumes árabes terrosos e espirituais. Para a fragrância resinosa e lenhosa com toques
gourmand reuniu notas de figueira, romã, açafrão, rosa, chocolate, café e bakhoor oudh.
Attar AT de Andy Tauer - Perfume veiculado em óleo cujo aroma floresce em contato com a pele. Óleo escuro e não diluído apresenta aroma coriáceo,
animalic com notas de sândalo, madeiras, oud, vetiver, cistus, castóreo e jasmim. Aplaudido como genuína fragrância oriental de acentos florais amadeirados e enfumaçados.
Black Golden Parfum- De Libby Paterson / LPO ou Libby Patterson Organics. Com notas de immortelle, ylang ylang, rosa, patchuli, chá preto, cacau, sementes de coentro, âmbar cinzento, tabaco, frankincense, árvore-de-fogo, oud/agarwood, jasmim, tuberosa, absoluto lírio d'água, absoluto junquilho, acácia, açafrão, cogumelo cepes, tília, laranja, limão, clementine, abeto, jacarandá, jasmim do imperador, neroli, sândalo, benjoim, artemísia, noz-moscada, menta perilla, baunilha, conhaque.
Black Oud de LM Parfums - Marca francesa criada em 2011 por Laurent Mazzoni apresenta formulações de Jerome Epinette e Richard Ibanez. O rol olfativo é cominho, incenso, noz-moscada, ládano, agarwood, civeta e baunilha.
Foto de: Vlad Stanescu Dubai Amber de Bond no. 9 New York - Segundo comentário de colecionador é âmbar cremoso, arredondado por oudh. Rico e opulento, típico do oriente Médio. Apesar de não citar Oudh na composição apresenta notas florais, de bálsamo de Gurjan ou Copaíba da Índia, madeira de guaiaco, cedro, açafrão, baunilha e almíscar
Dubai Oud de The Spirit of Dubai - A luxuosa casa criada em 2015 nos Emirados Árabes Unidos, Golfo Pérsico, com loja também em Londres cria perfumes com as notas típicas da perfumaria oriental. Dubai Oud traz na sua composição
agarwood indiano, incenso, orquídea, lírio-de-maio, rosa, couro e tabaco. Além deste outras fragrâncias apresentam Oud na composição:
- Abraj homenagem à moderna arquitetura de Dubai com notas de pimenta preta, cardamomo, bergamota, oud, patchouli, rosa e jasmim
-
Meydan inspirado pelos campos verdes reais e majestosos cavalos árabes. Notas de
lavanda, tons de oud, tabaco, sândalo e especiarias.Harrods Oud de Bond N.9 Perfumes - Oriental amadeirado, 2018. Sobressaem notas de Oudh, cominho, mirra, âmbar e pimenta preta.
Hayat de Kemi - Hayat ou vida em árabe é uma mistura inspirada nos quatro elementos antigos da terra, da água, do fogo e do ar. As notas são: laranja, lavanda, açafrão, cardamomo, canela, âmbar, cipreste, cedro patchuli e oud.
L'Hombre de Envoyage Perfumes - Apesar de não apreciar distinção de gêneros nos perfumes Shelley Waddington diz que esta é seu perfume preferido para o público masculino: - "Adocicado sem exageros, picante, misterioso, sexy ... em suma, tudo o que um HOMEM deve ser." Bom rastro, fixação e uma nota de oudh equilibrada. Os acordes envolvem scotch, especiarias, cítricos, café, âmbar mineral, vetiver, musgo, patchuli e almíscar. Premiado com a medalha de ouro em 2013 nas categorias Aroma, Combinação de Ingredientes e Perfumista Artesanal- International Fragrance Salon Awards Competition.
Majestic Oud de Shemagh Al Bassam - Oriental amadeirado criado em 2016 (Robertet) tem notas de limão, incenso, rosa, cardamomo, açafrão, couro, almíscar, oudh e madeiras.
Madly Kenzo Oud Collection - Oriental floral de 2013, criado por Alberto Morillas. Uma leitora definiu como um combo de rosa, almíscar e oudh. Clássico!
Megaleion de DSH Perfumes - Madeiras incensadas juntam-se ao aroma balsâmico do rico oudh negro, que é suavizado pelo acento de âmbar. As notas acessórias são: Cedro, bergamota, musgo, rosa, cardamomo, cássia, castóreo, canela, costo, noz de junça, patchuli, vinho tinto, olíbano, incenso, ládano, citronela, mirra, mirtilo, bálsamo do peru e nardo. Criado por Dawn Spencer Hurvitz em 2013.
Mohur de Neela Vermeire Creations - O nome refere a mais valiosa moeda indiana, a última cunhada em 1918. O clássico acordo oriental de rosa e oudh tem acento de couro, chá e um acorde sutil com notas de cenoura, cardamomo, ambrette e amêndoa. Mescla a tradicional perfumaria oriental com a opulenta tradição francesa.
Mosiqa Oud de Mishane - Uma crítica comparou o aroma aos pedaços de madeira oud de Mabhkara. Rico, intrincado, enfumaçado e terroso, porém suavizado pelo açafrão, toranja e sândalo. Dominado pelas madeiras apresenta cedro vermelho, e madeira palo santo.
Oud de Maison Francis Kurkdjian - Criado em 2012 é compartilhável, oriental e amadeirado assinado pelo próprio Francis Kurkdjian. A pirâmide Olfativa destaca patchuli, cedro, açafrão, oud e elemi. Fragrância clássica , precedeu várias com acorde oud, como
Velvet Mood e
Cashmere Mood inclusive a recente ( 2018)
Oud SilK Mood. Seguidores da marca relatam como perfumes equilibrados com acento enfumaçado suave.
OUD 777 de Stéphane Humbert Lucas 777 - Perfumaria niche criada em 2013 na França. A composição adaptada de antiga fórmula do oriente Médio é um tributo do perfumista a exuberância do Sudeste Asiático. Usando Oudh branco do Laos, oudh marrom de Burma, couro e fava tonka o aroma se afasta do penetrante e agudo oudh da perfumaria moderna.
Oude Arabique de DSL Perfumes - Visto como místico, sagrado e raro este oudh é precedido pela nota de resina de lentisco ou aroeira. Agrega madeira de sândalo,
buddha wood - óleo obtido de árore australiana, usado na meditação - cedro do Himalaia e bálsamo de tolú. Cálido e suavemente arborizado.
Oud Assam de Rania J perfumes - Usando puro oud indiano, considerado o mais espiritual oud traz uma faceta ocidental com as notas de vetiver, incenso e pimentas que transmitem a sensação lenhosa de um bosque. Intenso oud nesta fragrância.
Oud de Burgas de Santi Burgas- Perfumaria criada em 2010 cujos aromas são criados por Santi Burgas em colaboração com Blanca Dalmau, Rodrigo Flores Roux e Chris Maurice. A fragrância oriental, amadeirada e
animalic foi lançada em 2015.Suas principais notas são: Trevo, bálsamo de gurjan, cipriol ( nargamota) cedro, orris, madeira guaiaco, sândalo e Oudh.
Oudh Infini de Dusita Parfums - Pissara Umavijani é uma jovem tailandesa artista da perfumaria, que concretizou sua paixão pelos perfumes em 2011 indo para Paris estudar o
metier. Atualmente produz na
maison de exclusiva perfumaria em Grasse, desde 2015. Oud Infini faz parte de uma coleção em homenagem ao renomado poeta tailandês Montri Umavijani, seu pai.
Oud Stars Al Khatt de Xerjoff - Criado na tradição da perfumaria oriental traz Oud puro das plantações do Laos, Índia e Bornéu além da notas de madeiras, musgo, jasmim, baunilha e benjoim.
Sahraa Oud eau de parfum de Fragrance du Bois - Belo e exótico
bouquet temperado pelas notas de Oud , musgo e madeiras. Outras fragrâncias da marca, na coleção Oudh são:
Oud Noir Intense, London Oud, Oud Jaune Intense, Oud Rouge e Heritage.Imagem de Remco van EllesvijkOud zen de Areej Le Doré - É descrito como Oudh cru, selvagem e nú que leva à sensação de paz , harmonia e tranquilidade, quando equilibrado com madeira de sândalo e açafrão. Além de diversos tipos de Oudh na pirâmide constam vetiver, bálsamo de tolú, mirra, civeta e castóreo.
Rose d'Arabie de Armani Privé - Centrado na intoxicante rosa damascena o perfume oriental floral foi lançado em 2010. Adornam esta rosa voluptuosa notas de oud, patchuli e baunilha.
Rose Oud de Killian - Rosa verde (tintura de rosas) que lentamente absorve oud tornando-se amadeirada, incensada e com acentos de couro. Apesar das notas intensas e cálido e feminino. Criação de Calice Becker em 2010.
Ruba'iyat Botanique de DSH Perfumes - De composição 100% botânica foi construído com Oudh ( CO2) na tradição aromática do oriente Médio. Inspirado na poesia do mesmo nome traz ao redor acentos de incenso, açafrão e especiarias. Além das notas davana, rosas, mirtilo, gerânio , sândalo, mirra, patchuli, ládano e ambrette.
Foto de Aggeloss BalamiSahraa Oud Eau de Parfum de Fragrance du Bois - Criação na tradição oriental usa Oud puro das plantações do Laos, Índia e Bornéu. Outras notas são rosa, gerânio, jasmim, musgo, patchuli, sândalo, açafrão, âmbar e baunilha.
Da mesma marca a coleção Oudh tem Oud Noir Intense, London Oud, Oud Rouge Intense.
Santal Royal de Guerlain - Thierry Wasser, o perfumista de Santal Royal centrou no sândalo a construção do acorde que emoldura oud e couro de forma misteriosa e sombria. Acorde de jasmim e rosa iluminam a composição. Esta fragrância faz parte da coleção Luxury Natural Perfumes.
Signature Collection Oud de Ayala Moriel Parfums - Reúne 4 fragrâncias:
Bonzai - Oriental amadeirado e fresco com notas cítricas, verdes e diversas madeiras.
Charisma - Contrasta notas quentes de jasmim com folhas verdes e etéreas.
Megumi - Chypre de rosa turca e jasmim indiano embrulhados em oudh e vetiver
Song of Songs - Ode ao amor, contém todas as plantas bíblicas aromáticas usadas para purificar e seduzir - Açafrão, rosa, nardo, incenso, mirra, oudh e ládano
Sybarite parfum - de JoAnne Basset Parfums - Com notas de
rosa branca da Bulgária, absoluto de flor de laranjeira, absoluto de osmanthus, neroli, absoluto de rosa damascena, frankincense, oud-agarwood, almíscar e ládano
Terrestre - de Roxane Iluminated Perfume - Da perfumaria artesanal botânica e orgânica o perfume sólido é feito com cera de abelha, jojoba oil; oud, incenso, patchuli, terra indiana destilada (
mitti) , vetiver, rosa e gálbano. Nasceu como uma homenagem ao planeta terra. Sincronismo entre acentos botânicos verdes resinosos e madeiras. Compartilhável.
The Night de Frederic Malle - Assinado por Dominique Ropion é fragrância oriental amadeirada de 2014. As notas principais são Oud, rosa turca e âmbar.
Trayee de Neela Vermeire Creations - Oriental condimentado de 2012 leva assinatura do nez Bertrand Duchaufour. Trayee (pronunciado 'try-ee' significa 'A Tríade'. O nome foi sugerido pela origem divina dos três primeiros Vedas: Rig, yajur e Sama - Vedic Era
A listagem olfativa indica alta porcentagem das substâncias naturais também usadas em muitas cerimônias vedicas. As notas são gengibre, elemi, canela, groselha, manjericão, absoluto de jasmim e cardamomo, cravo açafrão, sândalo,vetiver, incenso, sândalo, patchuli, âmbar, musgo, Oudh do Laos.
Velvet Rose & Oud de Jo Malone - Óleo corporal seguindo o estilo oriental de perfumar-se (com óleos ou
attars) traz oudh, rosa, cravo-da-índia, trevo e pralinê na composição. Lançado em 2012 assinado por Fabrice Pellegrin. Segue a linha aromática de Rose d'Arabie Armani Privé.
Oudh "
O oudh é incrível. Incrivelmente forte acima de tudo.Derruba qualquer um, golpeia como uma pedra caindo. Mas o que espanta é sua vasta dimensão: Um aroma imenso, espacialmente imenso e de uma incrível complexidade. Uma camada amanteigada tão profunda como uma folha de vidro, de impacto inteiramente animal, e ainda assim o oudh em si mesmo não é na realidade animal. Condimentado sem ser condimento. O fungo - os minúsculos micróbios orgânicos que comeram, digeriram e defecaram esta madeira sensual - deixaram para trás a sua fragrância, e o Oudh é o aroa desta madeira podre,inestimável, e de bilhões de diminutos seres mortos".
O Imperador do Olfato, Chandler Burr.