Quantcast
Channel: Perfume Bighouse
Viewing all 155 articles
Browse latest View live

Noir Exquis eau de parfum - L'Artisan Parfumeur

$
0
0

Conceito
Na minha cidade existe uma confeitaria tradicional, cujo cardápio se mantém fiel há anos. E o aroma também. Inconfundível, familiar, confortável e apetitoso .
Imagino que a french patisserie inspiradora  para Noir Exquis eau de parfum seja similar.
Ambiente onde  aroma sutil de café está mesclado ao mel de sirup das torradinhas e panquecas, talvez alguns doces de chocolate com pimenta.
Couro macio e um pouco gasto de antigas poltronas revela quão é tradicional, enquanto árvores na praça em frente transmitem aroma verde e outonal, das folhas que rodopiam ao vento.


Percepção Pessoal
Na primeira borrifada fui invadida pela confeitaria. Todinha ao mesmo tempo. Doces de todos os tipos unindo os confeitos, a baunilha e o chocolate.
Xarope de bordo provavelmente está representado nas lufadas  amadeiradas que entremeiam tanta doçura.
Imagino que as alfinetadas picantes sejam expressões cítricas, porém evocam sopros ocasionais de pimenta, igualmente amadeirada.
Nesta fase podemos entrever o fundo resinoso, ligeiramente canforado e ardido. Quase medicinal.
Em certos momentos este acorde  se volta para a tradicional dobradinha patchuli / vetiver.
Enquanto  a doçura explícita suaviza,  notas picantes e verdes se delineiam, e dominam a cena.
Mas antes há o café...
Americano, europeu, doce e aditivado, porém não brasileiro. As genuínas cafeterias brasileiras tem outro aroma. Aqui o café reina soberano, forte, intenso e solitário.
Outro equívoco é o mel de sirup. Tênue embora perceptível no seu odor sui generis. Surpreendi-me lendo comentários que dizem ser necessário comê-lo para sentir o aroma, quase inexistente (?). Talvez pelo fato de não estarmos acostumados com este mel de árvore, no Hemisfério Sul, quando posso apreciá-lo,  percebo o cheiro doce amadeirado muito rapidamente. Diferente do mel de abelhas.
A wibe doce prossegue, apimentada, temperada com folhas, raízes, picância adornada pela adição de baunilha, fava tonka e heliotrópio, também conhecido como jasmim chocolate
Naturalmente cítricos dão o toque necessário de frescor desde o início, contrabalançando a orgia açucarada, evidentes na base.
Elegante, vibrante, Noir Exquis traz no drydown assinatura de couro e chocolate em ambiente enfumaçado.


Prós e Contras
Unissex, cairá bem nas peles femininas e masculinas. Não corresponde totalmente ao nome... Noir. Apresenta uma paleta colorida em tons do bege ao marrom, entremeado de vermelho, verde e preto.
Saída intensa, promete  sillage arrasadora, entretanto fecha sobre a pele, intimista. Fixação conforme o esperado em boas marcas.

Similaridades.
Algumas notas conhecidas do público no arranjo harmonioso, de boa qualidade. Em alguns momentos vislumbrei toques dos gourmandises Tom Ford, Trussardi (Inside) e  Thierry Mugler. Noir é mais complexo. Leitores expressaram familiaridade com By The Fireplace de maison Martin Margiela, L'Homme Ideal de Guerlain.


Ficha Técnica
Família Olfativa: Oriental baunilha, setembro de 2015.
Gênero: Unissex
Perfumista: Bertrand Duchaufour
Rastro: De intenso à moderado
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa

  • Topo - Castanhas, laranja
  • Coração - Flor de laranjeira, café, xarope-de-bordo
  • Base - Heliotrope, madeira ébano, madeira de sândalo, baunilha, fava tonka 
Arte Irmã - A decoração aconchegante, tradicional e intimista dos cafés de Buenos Aires.


Imagens: Café Tortoni e Café Buenos Aires - Buenos Aires /Argentina

Rêve de La Reine eau de parfum - Arty Fragrance

$
0
0

Espírito da Fragrância
Elisabeth de Feydeau além de perfumista é historiadora,  especialista  na monarquia francesa, com profundo conhecimento sobre o reinado de Luiz XVI e Marie Antoinette.
Analisando  antigos documentos encontrou o que parece ser solicitações da  imperatriz ao seu perfumista Jean Luiz Fargeon, expressando o desejo de que ele aprisionasse num balão o aroma do jardim Petit Trianon.
A história conta que ao ser coroado, após a morte de seu pai, Luiz XVI presenteou sua esposa, Marie Antoinette, (19 anos)  com o  chateau e jardim Petit Trianon,  que originalmente fora construído para a concubina de Luiz XV, Madame de Pompadour.
Solicitações da rainha modificaram  a estrutura do Petit Trianon, imprimindo ares de jardim inglês ao projeto de linhas rígidas e geométricas.  Na sequência o belo jardim ganhou na vizinhança um conjunto de edificações campestres chamado Humeau e ambos se tornaram o verdadeiro domínio de Antoinette.


A jovem imperatriz amava a natureza e a perfumaria em provável herança da infância e adolescência nos domínios austríacos, ricos,  porém menos sofisticados que a corte francesa.
Esta fragrância reflete o que poderia ser uma síntese do local... inúmeras flores, os pomares, o exotismo do Jardim Botânico, muito próximo, criado em 1759 no reinado de Luiz XV.
La Rêve de La Reine ou "O Sonho da Rainha"é uma composição floral idealizada no estilo de bouquet "mille fleurs" típico do século XVIII.
A imaginação nos leva aos roseirais da imperatriz, ao seu amado jardim em maio,  quando floresce a rosa centifolia, aos aromas cítrico e amadeirados , transportados pelo ventos, talvez temperos e condimentos das hortas de Hameau

Percepção Pessoal. 
Rêve de La Reine ...Rico, intrigante, prolixo e vintage.
A cada momento de experimentação permite uma sensação diferente.
Inicialmene desperta atenção  pelo acorde cítrico, denso, doce e picante,  evoluindo lentamente  na pele se comparado com a fragrância sobre o papel.
Interessante paralelo, como se em substrato diferente as notas saltassem afoitas.


Mais tarde, vestindo o perfume,  e assistindo uma atriz em cena dramática ambientada no século XIX, cujo traje leve de seda ondulava ao vento no alto de um penhasco, admirei-me do esvoaçante lilás e associei aos movimentos desta fragrância.
Flores brancas tingidas pela cor  intensa da rosa centifólia e finalmente subjugadas pelo seu impacto...Pensei na doçura do benjoim, no empoeirado fresco da íris, pimentas que vão e vem realçando agrestes e verdolengos cítricos...poderíamos pintar um quadro lírico e romântico com estas notas,  em variações de magenta.


Creio que suas modulações também são influenciadas pela variação climática. 
Na minha cidade, instabilidades de primavera fizeram a temperatura oscilar 12ºC à 14ºC em 1 hora de tempestade, e percebi que minha interpretação das notas igualmente se modificou
Duas possibilidades: Muda o nariz  com a mudança climática ou muda a expressão da fragrância.


Em determinados momentos o bouquet assombra, nostálgico, vintage. Noutros, em semelhante espaço de tempo evolutivo, torna-se doce, cremoso e dengoso, apesar do verde frescor, cítrico, picante e  cristalino.
Entretanto sempre foi possível entrever junto ao floral efeitos da fava tonka, doce em tênue aroma de coconut e sabonete de toucador.
Rêve de La Reine se afirma  na concepção defloral clássico.


Peculiaridades 
O frasco idealizado para a primeira fragrância pessoal de Arty Fragrance é a expressão dos desejos de Marie Antoinette. Um delicado balão estilizado concebido em tons de dourado e madrepérola finalizando no borrifador elegante sugere o conteúdo floral de jardim rico e profuso.

Ficha Técnica
Classificação: Floral, 2014
Gênero: Feminino
Perfumista: Elisabeth de Feydeau
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Pirâmide Olfativa:
  • Topo - Bergamota, laranja, petitgrain, tangerina, pimenta preta, groselha 
  • Coração - Gálbano, absoluto de rosa de maio, íris.
  • Base - Citronela, cedro, madeira de sândalo, benjoim, patchuli, fava tonka, almíscar.


PS: Além de laureada historiadora, Elisabeth de Feydeau é autora ( Scented Palace: The Secret History of Marie Antoinette's Perfumer)  e participou, junto de Francis Kurkdjian,  da recriação de um perfume, possivelmente usado por Marie Antoinette,  Sillage de La Reine.


Arte Irmã: Na pintura de Jules Girardet - Le Temple de L'amour et Le Petit Trianon

* Você encontrará este produto na e-boutique da marca com entrada disponível aqui!

Imagens: Colagem de Elisabeth Casagrande, desenho de plantas de Wikipedia, imagens de Petit Trianon - domínio público, manutenção de Petit Trianon (copied), imagens de Rêve de La Reine gentilmente cedidas por Arty Fragrance.


Esclarecendo a Perfumaria - Michel Roudnitska

$
0
0
Conférence donnée à la Société Française des Parfumeurs le 18 septembre 2014 par Michel ROUDNITSKA et Olivier MAURE de la Société ART& PARFUM.
Cette 1ère partie présentée par Michel Roudnitska relate l'historique de la Société Art et Parfum, créée par Edmond et Thérèse Roudnitska en 1946 ainsi que son propre parcours de créateur de fragrances et de spectacles multi-sensoriels.

Convivência na Blogosfera

$
0
0
Eventualmente organizamos  eventos virtuais que envolvem nossos  pares, os blogueiros perfumados.


Participação no Blog Perfumes e Etc de Gaelle (Nelci Sampaio), a mais antiga blogueira  de perfumaria em língua portuguesa   (leia o histórico em Weblogs  Brasileiros - Registro Histórico ); e a fada madrinha que me auxiliou nos primeiros passos da blogosfera...Nesta participação com o artigo Cores Aromas e Humores.



Artigo escrito para o Blog da  querida  Dâmaris O.B.S. - Village Beauté: Meu primeiro perfume...Nem Era Meu 


Daniel  Barros  iniciou uma série de entrevistas com seus colegas, autores de blogs sobre perfumaria.
Foi um prazer participar deste evento como entrevistada.
Confira no Ego In Vitro

Scriabin In The Himalayas - Michel Roudnitska

$
0
0

Monastère de Thikse - por Michel Roudnitska

Num mosteiro ladeado por montanhas majestosas aconteceu um evento único, como antes não fora registrado.
Entre  as paredes silenciosas, onde os caminhos da meditação e espiritualidade não levavam à música, houve uma celebração da vida, expressada pelos cinco sentidos humanos.


Leh Ladakh - por Michel Roudnitska

No solstício de verão do Hemisfério Norte,  a comemoração do  centenário da morte de Alexander Scriabin, místico, compositor e músico russo,  proporcionou a apresentação de um espetáculo mágico. ( assista o trailer)
Scriabin deixou obra inacabada - Mysterium,  propondo um evento artístico que,  no ápice da interação entre várias expressões sensoriais, levaria à comunhão  com uma energia divina chamada Akâsa, cuja  vibração única manifestava características espirituais da respiração, som, luz e toque.


Monges tibetanos em "Scraibin In The Himalayas" - por Michel Roudnitska
 
Sonhava com espetáculo multi-sensorial, num  mosteiro, ao sopé das montanhas do Himalaia, o que se concretizou  em 2015;   baseado  no direcionamento  da sua filosofia mística.
Em Ladakh - Índia, nos terraços do Monastério ThikseScriabin In Himalayas encantou  monges, privilegiado e pequeno grupo de visitantes, escolares e moradores da região. Pessoas que nunca haviam imaginado ou  presenciado algo do gênero.


Michel Roudnitska - Monastère de Thikse

Talentosa e multidisciplinar  equipe movimentou o cenário tranquilo, acolhida pelos ventos gelados do Himalaia, na  altitude de aproximadamente 5000m.
Árdua tarefa pois apesar do calor humano ocorriam inesperados empecilhos provocados pela topografia, clima, atmosfera rarefeita ...
Neste cenário o perfumista e artista multi-sensorial, Michel Roudnitska  foi  responsável pela pontuação olfativa da apresentação,  em seis movimentos, dentro do tema "Fight for the Light",  auxiliado tecnicamente por José Martins.


Michel Roudnitska compartilhando a fragrância Himalaya com  monges tibetanos - foto de Joanna Niklas 

Após sete anos de viagens e pesquisas, ampliando sua percepção sensorial em culturas e ambientes diversificados, Roudnitska volta à criação na perfumaria, concebendo a fragrância representativa da  quinta-essência (quintessence) do magnífico  espetáculo: Himalaya.
 

Edição limitada, destinada aos colecionadores e estudiosos da perfumaria, compreende 200 frascos numerados e assinados pelo perfumista.
Imbuído da espiritualidade e serenidade das altas montanhas a fragrância unissex representa o frescor e pureza da sua atmosfera, a feminilidade e doçura  das flores,  a solidez das madeiras impregnadas de especiarias.


Retrato de vida do Himalaia.
Os acentos olfativos abrangem frankincense, condimentos, madeiras, âmbar, nargamotha indiana, jasmim indiano,  flor de jatamansi , patchuli, toques de baunilha, almíscar e nota ozônica.


Disponibilizado em frascos de 30ml e 50ml.

Imagens: Parte do acervo pessoal e reportagens de Michel Roudnistka; gentilmente cedidas.

Himalaya eau de parfum by Michel Roudnitska

$
0
0

Espírito da Fragrância 
Himalaya eau de parfum  nasceu no universo artístico multisensorial do espetáculo único Scriabin in the Himalayas.
Composição do perfumista e artista  Michel Roudnitska, revela de forma olfativa  a sucessão de eventos na apresentação que objetivou impressionar  cinco sentidos de seletos convidados e população local..
Desenrolada no cenário impressionante do Monastério Thikse em Ladakh na Índia, simbolizou a profundidade da meditação e o aspecto transcendental destas regiões consideradas santas e espirituais.
Notas olfativas inundaram o mosteiro a medida que música, cores e movimento impressionavam os expectadores; intencionando  o  ápice  sensorial, próximo ao que no passado fora idealizado por   Alexander Scriabin, artista místico, na obra inacabada Mysterium.
Festa para todos os sentidos, como antes nunca vista naquela região imbuída de  rotina restrita  e  meditativa.


Percepção Pessoal
Yin -Yang
Rapidamente espalhei sobre a pele o líquido levemente amarelado e...  Na expectativa da sucessão de notas olfativas  percebi  surpresa uma progressão de vestimenta predominantemente  masculina, e amadeirada.
Talvez esperasse algum acorde etéreo, impreciso, fluido ou aerado, contudo  recebi a natureza da montanha em sua complexidade, impactante e palpável.
Obscuridade contemplativa  mesclada com  agreste incisivo, rápido, condimentado e racionalidade clara das madeiras.
Fiquei a imaginar  se a inspiração criadora teria sido o silêncio revelador de recantos meditativos no mosteiro.  Local construído com pedras e madeiras, encravado na montanha, rodeado pela imensidão do céu azul, do ar gélido e rarefeito de terras altas.
Talvez uma releitura  da história  milenar,  contada pelo odor impregnado nas vigas, assoalhos e esculturas.
Rapidamente fui arrebatada no torvelinho amadeirado, na  diversidade de madeiras.
Entretanto, assim como as forças de Yin e Yang fluem,  a fragrância evoluiu.
Dos interiores sombreados e frescos absorvi o odor da terra, de vestes e tecidos rústicos, da essência e  suor dos corpos... Do horizonte infinito aspirei a leveza.
Lufadas de ventos frescos  renovam a composição,  e levemente trazem odor de flores, doces e suaves.
Revelam tímido animus feminino que dança livre pelas montanhas pousando aqui e ali.
Nestes momentos a fragrância é tênue no floral  picante e adocicado embora não abandone a vocação terrosa e animalic.
Existe mistura  agridoce temperando as madeiras  incensadas, desenhadas pelos ventos  gélidos, revigorantes, porém doces.
Arquetípicos da natureza em claro e escuro, fresco e denso, ar em movimento sobre madeiras centenárias.
Flores suaves que passeiam sobre corpos e madeirame, levemente aquecidos ao sol.
Masculino incisivo e dominante versus tímido e persistente ciciar feminino.


Ficha Técnica.

Família Olfativa: Aromático amadeirada, 2015
Gênero: Unissex
Perfumista: Michel Roudnitska
Rastro: Intenso a moderado
Fixação: Muito Boa

Notas olfativas: Cipriol indiano ou nargamotha, nardo do Himalaia, jasmim indiano, frankinsence, madeira de sândalo, patchuli, notas ozônicas.


A fragrância está disponível em edição limitada, colecionável,  de 200 frascos  assinados pelo perfumista em embalagens de 30ml e 50ml.
Composição que carrega a  talentosa parfum signature de Michel Roudnitska.
Retrata do Himalaya  a montanha em sua expressão máscula e arborizada, embora inóspita,  bela, livre  e  transcendental.

Arte Irmã: Scriabin in the Himalayas.


Imagens: gentilmente cedidas por Scriabin In The Himalayas/ Michel Roudnitska.

Coleção Pomar de Flores - L'Occitane Au Brésil

$
0
0

Três frutas maravilhosas, saborosas e perfumadas: Acerola, carambola e goiaba.

Acerola: Muito delicada apesar de ligeiramente ácida, cujo odor lembra levemente mistura de uva com  maçã verde.



Carambola:  Exótica, doce, azedinha, adstringente e  suculenta.


Goiaba:  Explosão macia, exótica  e fragrante sabor.


Coloridas e encantadoras alegram os sentidos quando encontradas nas feiras ao ar livre,  ou nos mercados de frutas e verduras.
Atualmente não tenho intimidade com as flores, presentes nos quintais da minha infância, e cada vez mais raras nos espaços urbanos. Contudo recordo de aromas suavemente doces e constatei que as fragrâncias representativas encerram esta delicadeza, comum às linhas Au Brésil de L'Ocittane Provence

Flor de Acerola


Impressão olfativa.
Muito delicada. Sobressai o floral em doçura suave e almiscarada, permeado por acidez cítrica sutil. O ingrediente citado pela marca é extrato de acerola.
Beira a timidez e recato  das fragrâncias que se insinuam com tanta leveza que mal pairam ao redor.

Família Olfativa:  Floral Frutal, 2015
Gênero: Feminino
Designer: L'Occitane Au Brésil
Rastro: Delicado
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa
  • Topo - Limão Siciliano, tangerina e acerola
  • Coração - Flor de acerola, rosa, jasmim, cana-de-açúcar
  • base - Coco, almíscar.

Flor de Carambola


Impressão olfativa.
Nesta coleção é de longe a  minha preferida, pelo aroma  envolvente com predominância floral, embora seja percebível  acorde frutal discreto. Notas amadeiradas leves e frescas enfeitam a composição equilibrando a doçura.
Tem o charme do pomar na referência a fruta carismática, porém remete à elegância dos  florais mais elaborado. Talvez pela combinação de cedro e sândalo que sempre me encantam. Contém extrato de carambola.

Família Olfativa:  Floral, 2015
Gênero: Feminino
Designer: L'Occitane Au Brésil
Rastro: Moderado
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa
  • Topo - Limão Siciliano,maçã verde, carambola
  • Coração - Flor de carambola, rosa, pêssego
  • Base - Cedro, sândalo
Flor de Goiaba


Impressão Olfativa

Perfumes com notas de goiaba podem se tornar uma temeridade e esbarrar no penetrante aroma de "xixi-de-gato".  Entretanto esta é uma versão muito doce e revela de forma tênue o aroma frutal. Consequentemente passou longe do referido cheiro. Talvez tão longe que caiu na mesmice dos florais doces que abundam no mercado. Agradável para as cheirosas e dengosas que mergulham nas doçuras da perfumaria.

Família Olfativa:  Floral, 2015
Gênero: Feminino
Designer: L'Occitane Au Brésil
Rastro: Moderado
Fixação: Boa
Pirâmide Olfativa
  • Topo - Flor de goiaba, goiaba, jacarandá
  • Coração - Jasmim, rosa, lírio, notas verdes
  • Base - Baunilha, almíscar

Conclusão Pessoal

É uma coleção interessante, sem gritos de originalidade, feita para agradar uma fatia de mercado que pede  fragrâncias leves e descompromissadas. Usaria Flor de Carambola em situações cotidianas.

Arte Irmã na homenagem à natureza de  Colors of the Wind com Tori kelly



FIFI Awards 2016

$
0
0
O PRÊMIO 


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

Fragrance Foundation France  organiza anualmente este grande prêmio para o âmbito da perfumaria, FIFI Awards, que  tem a magnitude de um tapete vermelho.
Em 14 de abril de 2016 aconteceu no tradicional Lido de Paris  com show de variedades  dirigido pelo criador de Cirque du Soleil, Franco Dragone.

A HOMENAGEM


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

Edmond Roudnitska, representado pelo filho Michel Roudnistka (artista, perfumista e naturalista), recebeu merecida homenagem pela magnitude da obra,  contribuição à perfumaria mundial e especialmente Eau Sauvage Dior.
Belos clássicos foram criados  pelo brilhantismo deste perfumista, como Femme de Rochas, Diorissimo, Eau Sauvage de Dior.

ATRAÇÕES


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

Além de reunir inúmeras celebridades dos circuitos de perfumaria, jurados, convidados e perfumistas apreciaram o belo show de variedades que incluiu musicais clássicos  franceses.


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

Espetáculo teatral que uniu várias expressões artísticas; interpretação, dança, música.


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

Também gigantescas projeções de vídeos.


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

O tradicional cancan renovado.


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.

Grupo de jurados  composto por avaliadores profissionais em perfumaria e jornalistas.

PERFUMARIA NICHE



PREMIAÇÃO MASCULINA e FEMININA



Pela primeira vez em FIFI Awards o mesmo perfume ganha na categoria feminina e na masculina.


Imagem: gentilmente cedida por Michel Roudnitska.
 




Os melhores masculinos.


O melhor feminino




Classificação especial masculino e feminino.





Liliana Pagnotta - La Alquimista Que Perfuma El Sueño

$
0
0

Algum tempo atrás li  o artigo  Liliana Pagnota, La Alquimista Que Perfuma El Luxo que discorre com muita elegância sobre o trabalho realizado pela perfumista, desenvolvido no estúdio Arkadia, no estilosos bairro Monserrat  de Buenos Aires.


Liliana recebe incumbências  inusitadas como reproduzir o aroma  de regiões turísticas em país vizinho, ou o que representa todo glamour da hotelaria de luxo. Neste âmbito criou para Faena Universe, Casco Art Hotel de Bariloche, Sofitel, Palacio Nazarenas de Cusco.
Contudo, luxo não é a característica reinante no universo de Arkadia. Existe uma aura mágica e atemporal neste espaço onde a perfumista executa sinfonias de aromas.


Reflete sua personalidade apaixonada  pelas artes de maneira geral, pelas antiguidades, história, natureza e literatura.  Arkadia é extensão de Liliana e sua arte criativa  em cada detalhe, em cada cantinho, bouquet ou chá aromático.


Toda história de vida, que remonta às impressões de infância, passa pelas viagens e cursos em perfumaria, arte ou arqueologia, está espelhada na elegância e refinamento que a circundam.
Transcende o luxo embora o incorpore com naturalidade.


Visitar Arkadia, vivenciar  impressões experimentando os aromas que se espalham pelo ambiente é uma experiência convidativa, quase lúdica. Nossa imaginação passeia entre os ramos secos de alfazema, livros, objetos vintage, folhas de chá e frasquinhos perfumados, que contam  histórias.
Luxo ou sonho? Para mim definitivamente sonho.

Imagens gentilmente cedidas por Liliana Pagnotta/Arkadia e/ou compartilhadas de Boleo - Argentina

Terracotta Le Parfum by Guerlain

$
0
0

Já entrou numa grande perfumaria quase fechando?
O ar denso impregnado de aromas, das misturas feitas no decorrer do dia,  é uma atração a parte.
Estava  me deliciando neste ambiente, quando borrifei Terracotta Guerlain, na atração inevitável pela linda garrafinha, pela tradição dos bons perfumes.
Que surpresa.


Impressão Pessoal
Preparei-me para especiarias quentes, aveludadas , hordas de incenso nos tons de marrom, e mergulhei em flores brancas.
Picantes e indólicas. Jasmim principalmente.
Lembrei imediatamente de uma amiga que tem  xodó pelo aroma de dama-da-noite.
Está constantemente a procura da composição perfeita. Temo que nunca encontre, pois sempre existe a "próxima fragrância perfeita".
Lá estavam...variedades de  jasmim...com toques de magnólia, ou seria dama-da-noite? Aroma muito similar  porém mais condimentado e vibrante. Superando o floral natural tão inebriante e doce ao nascer da noite.
Notas de coco mal percebi, são muito sutis  em comparação com o bouquet.
Ficou roçando cantinhos da memória,  acordando outro perfume, experimentado uns 10 anos atrás. Um clássico dos menos famosos...que me encantou e provocou enxaqueca terrível.
Não era tão equilibrado como este  Guerlain....nem lembro o nome.
Logo descobri a origem do ardor  exótico ladeando o jasmim: Tiaré ou Gardênia do Taiti.
Aparece  nos famosos colares de flores usados pelos  polinésios das ilhas do Pacífico. Além de terapêutica (anti -inflamatória) fornece  Monoi , óleo essencial extraído em óleo de coco.
De projeção intensa e boa fixação , este eau de parfum termina sua evolução abraçado com baunilha suave almiscarada e ambarada.


Similaridades.
Existem listas imensas de perfumes que contém Tiaré embora muitos  a mantenham discreta,  apenas como pano de fundo.
Críticos de perfumaria visualizam em  Tiaré de Ormond Jayne e Tiaré de Chantecaille dois  bons exemplos. Acredito que o são. Também Tuscani de Estée Lauder e Monoi Eau de Vahines  de Yves Rocher.
Lembrou-me em alguns momentos de  London Burberry,  Island Bermuda  Michael Kors, e Songes de Annick Goutal.  Entretanto ficarei atenta à oportunidade de experimentar o novo Pierre Balmain Extatic Tiger Orchid


Conceito
Promete  aura exótica e a magia sedutora das noites de verão.
Certamente!
A garrafinha nos olha  colorida, exibindo cor e formas de crepúsculo morno, indolente;  enquanto o aroma oferece a  exuberância de flores  tropicais desprendendo seu perfume ao anoitecer.

Ficha Técnica

Família Olfativa: Floral, 2014
Gênero: Feminino
Designer: Guerlain
Perfumista: Thierry Wasser
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa
Pirâmide Olfativa:

  • Topo - Flor de Tiaré, coco e bergamota.
  • Coração - Flor de laranjeira, jasmim e ylang-ylang
  • Base - Baunilha, almíscar.
Arte Irmã na beleza de Wonderful Life  - Katie Melua


Luna de Nina Ricci

$
0
0

Época de Natal e as perfumarias se tornam simplesmente irresistíveis, e passando o olho nas prateleiras  de tradicional comércio da minha cidade deparei- me com um Nina azul!
Tão estranho...
Lembrei imediatamente de ter encontrado,  há alguns anos, nos sites estrangeiros,  um Nina azul; exatamente igual aos frascos vermelhos, mas azul...
Não era este, e na época valeu um debate nos grupos de perfumólatras. Seria  flanker ou  fake?
Premonição!  Materializada como lançamento 2016, um pouco diferente da tradicional maçãzinha.
Engraçado. Fiquei curiosa e experimentei.
Doce,  muito doce.
Baunilha intensa apesar de certo frescor condimentado se destacar entre as hordas carameladas.
Fugaz, ligeiramente apimentado, porém com  toque aveludado, talvez uma pitada de noz-moscada.
Intrigante o suficiente para despertar atenção....como se não bastasse o apelo do frasquinho azul, que fora polêmico para mim.
Descubro que é alcaçuz dissimulado sob finas camadas de pera, acariciado pelas flores imortelle ( sempre-viva)  e jasmim.
O frescor se dissipa submerso em baunilha, sândalo e almíscar.
Gourmand eau de toilette com cara de Natal. Coincidentemente mais um  Nina Ricci  com apelo natalino no meu histórico de perfumaria.


Ficha Técnica

Família Olfativa:oriental baunilha, 2016
Gênero:feminino
Perfumista: Christophe Raynaud, Maria Salamagne
Designer:Nina Ricci
Rastro: Intenso
Fixação: Muito Boa

Pirâmide Olfativa:
Topo - Frutas silvestres, flor de laranjeira, limão tahiti, tangerina
Coração - Caramelo, imortelle, jasmim, pera.
Base - Sãndalo, baunilha de Madagascar, alcaçuz, almíscar branco

Vídeo Publicitário

Elisabeth's Blogs

$
0
0

Blogar consome muito tempo e energia. Entretanto é viciante, uma delícia que nos conduz por inúmeros caminhos. Aprendizado prático de paciência, disciplina e empenho, via do self-taught and handmade.
Comecei do zero com Perfumes Bighouse em 2009, sem remuneração, por prazer. Uma referência a minha paixão pela perfumaria e ao meu sobrenome Casagrande que me rendeu o apelido de Bighouse nos tempos de faculdade.
Naquele momento criar um blog era ideia  tão encantadora quanto distante ... o pote no final do arco-íris.
Neste caminho alguns preciosos como Art's Bighouse (templates), e Cotidiano Bighouse (escritos) se perderam. E outros nasceram.
Perfumes Bighouse ressuscitou como fênix mudando para Perfume Bighouse. Make Moda Bighouse se transformou em MakeUp Bighouse
Alguns são mais robustos como páginas no Facebook, porém  blog é um clássico imprescindível.
Agora somamos  nove, faltando um para completar a dezena.
Qual será o próximo ?

Perfume Bighouse


Art Creata


MakeUp Bighouse


Ciranda de Poetas


Receitas de Baú


Beth Cas


Escrito Antigo


Fiz 60


Vivendo em Curitiba


??????????


Wild Musk - Perfumaria Coty

$
0
0

Coty é marco na história da perfumaria ocidental, presente  no toucador de algumas gerações brasileiras 
Hoje,apesar de popular e de  de menor custo em vários mercados internacionais, dificilmente é encontrada  nas farmácias e perfumarias brasileiras. Entretanto nada pode empanar o brilho e a memória desta grande e pioneira empresa americana.
Particularmente guardo na memória olfativa o agradabilíssimo óleo de Wild Musk.
Citado como  fragrância oriental floral feminina foi lançada em 1972, e repaginada em 1994, para atender  necessidades de mudanças na matéria-prima.
Surpresa li  em comentários on line  admiradores da fragrância sugerindo semelhanças com  Ex`cla-ma`tion Wild Musk de Coty, Disco Nap Smell Bent, Skin Musk de Parfums de Coeur, e Intense Oud Jovan !
Apesar do aroma diferenciado as similaridades apontadas indicam que tais  reformulações, se não fidelizaram a fórmula original, ainda  trazem boas novidades.
A nova composição ressalta notas de almíscar, rosas, jasmim e baunilha.
Espero esbarrar com um frasco em algum momento.

Wood of Life by Anima Vinci

$
0
0



Será lançado brevemente ao público no segmento de  perfumaria nicho.
Ainda não tive o prazer de experimentar, mas confio totalmente na sensibilidade e talento do mestre  Michel Roudnistka.
Além disto a pirâmide olfativa e o conceito que embasam a fragrância me parecem preciosos.



O Perfumista.
Além do senso artístico caracterizando um artista multidisciplinar Michel Roudnitska desenvolveu  conhecimento profundo de xamanismo e de “olfacto-therapy” vivendo  em tribos nativas sul americanas, em contato prolongado com diversos xamãs andinos.
No aprendizado espiritual esmerilhado das montanhas no Himalaia às aldeias indígenas na Amazônia o perfumista reuniu conceitos espirituais traduzidos em aromas.
Nas suas palavras..."Wood of Life é uma fragrância dos bosques sagrados  apresentando como notas de fundo Palo Santo, Sândalo e Piri Piri uma das mais bonitas notas naturais de fundo. Um perfume de vocação espiritual que agrega aos sentidos e à alma".
Talvez seja esta energia clara e limpa que faz Wood of Life, atualmente, uma das fragrâncias preferidas do perfumista.



O Designer
O lado comercial da fragrância está ao cargo da especial Anima Vinci que prioriza a viagem mental junto ao sentido físico.
Seus  perfumes são elaborados com matéria prima natural de fornecedores independentes e agricultores de todo o mundo, numa abordagem sustentável. São concebidas para evocar um efeito apaixonado e emocional na mente, coração e espírito.
Gosto deste conceito que casa perfeitamente com a trajetória de Michel Roudnitska e sua procura da espiritualidade, da comunhão com a Natureza.
Minha alma de bióloga e apreciadora dos aromas naturais se entusiasma.
 

Conceito
Fragrância quente que leva a meditação, convida a luminosidade e clarifica o negativo. Sua essência está no sincretismo espiritual que envolve as madeiras sagradas de palo santo e pripioca.


Ficha Técnica
Família Olfativa: Amadeirado, 2017
Gênero: Unissex
Perfumista:Michel Roudnitska
Designer: Anima Vinci

Pirâmide Olfativa:
  • Topo: Bergamota, mandarina, grapefruit, menta, gengibre azul. 
  • Coração: Ylang ylang, rosa, petitgrain, canela, cravo (flor|). 
  • Base: Madeira de sândalo, vetiver, patchouli, piri-piri ou priprioca, palo santo, notas de couro, almíscar, baunilha.


Piri Piri
Característica Olfativa
Piripirioca ou priprioca, natural da Amazônia, erva aromática e medicinal, libera notas florais,amadeiradas e picantes das fragrantes raízes. O óleo essencial levemente avermelhado,  desta planta similar ao junco ou papiro, é usado na indústria farmacêutica e perfumaria.

A Lenda
No folclore brasileiro Piri-Piri era um guerreiro indígena que vivia na selva amazônica. Belo e extremamente perfumado era atraente para qualquer índia que o conhecesse. Além disso tinha um poder mágico: desaparecia quando em situação de perigo.
A filha do pajé da tribo, perdidamente apaixonada, suplicou ajuda ao pai.
Supi, o pajé, disse-lhe para esperar o guerreiro dormir e amarrar-lhe os pés, com seus cabelos, em noite de lua cheia.
Pressentindo a tramoia Piri-Piri desapareceu numa nuvem de fumaça e nunca mais retornou. No local onde estava nasceu uma planta de fragrância sedutora que foi chamada Piripirioca e posteriormente Priprioca.


Palo Santo  
Característica Olfativa
Considerado o sândalo americano Palo Santo possui odor intenso penetrante e amadeirado  obtido de lascas das árvores naturalmente mortas, após 4 ou 10 anos de seu tombamento.
Durante este período a madeira é curtida naturalmente formando uma resina extremamente aromática. Considerada madeira sagrada, a queima do incenso feito com "pau santo" evoca sabedoria e espiritualidade ancestrais. Também afasta maus espíritos, trazendo saúde e sorte.
Aroma lenhoso e doce lembra mistura de incenso, cedro atlas, erva doce, limão, eucalipto e menta.

A Lenda
Inúmeras lendas cercam a história de Pau Santo. Na etnia Toba presente na Argentina, Bolívia e Paraguaia a história remonta aos primórdios do mundo.
Conta-se que Cosakait um dos poucos humanos da época enamorou-se mas não foi correspondido. A rejeição desta paixão provocou no jovem uma grave doença culminando com a morte..
Nos seus últimos instantes  ele implorou a Deus que pudesse ficar eternamente perto da amada. Que fosse  na forma de flores perfumadas para seus cabelos, como  água adocicada que ela usasse como bebida ou ao se banhar. Como fumaça que subindo aos céus trouxesse felicidade e bem-estar para todos.
Foi atendido.
Na sua sepultura nasceu uma planta logo transformada em aromática árvore que recebeu seu nome. Desta forma surgiu Palo Santo também conhecido por Cosakait.

Referências: Wikipedia, Anima Vinci



Perfumando a Pele

$
0
0

Amamos parfum, eau de parfum, eau de toilette, eau fraiche, eau de cologne...entretanto existem outras  maneiras muito eficientes de perfumar pele.


Talco
Algumas décadas atrás encontrávamos no comércio grande variedade de talcos.  Este pó fino e delicado é obtido do mineral esteatita, sendo usado para suavizar e acalmar irritações na pele desde o antigo Egito.
Além da cosmética tem aplicação em fármacos, e indústria de alimentos vista que é elemento inerte, não reagindo quimicamente com nosso organismo se sobre a pele ou ingerido.


Hoje o consumo de talco para higienizar e perfumar a está diminuído permanecendo ótimo recurso para aliviar as irritações na cútis delicada de bebês. Competem com o talco em pó as formulações líquidas ou cremosas chamadas talco líquido.


Apesar de ter diminuído a oferta nas perfumarias e farmácias do Brasil  ainda são comercializadas  marcas tradicionais  perfumadíssimas e muito agradáveis. Inclusive importadas.



Óleos e Loções Cremosas
Estas formulações  além de desodorizar,  hidratar e suavizar a pele perfumam de forma prolongada, devido a presença de óleos essenciais ou essências.
Grande parte dos produtos comercializados fazem parte ou são pensados numa linha de perfumaria cuja fragrância é o carro chefe.


Porém alguns  perfumam de forma tão intensa que o perfume  atua como coadjuvante. Todos reforçam e fixam o aroma da fragrância.
Attars apesar de serem  perfumes oleosos isentos de alcoóis constituem um capítulo a parte, e muito especial, no ritual de se perfumar.
Diferem dos óleos e loções  cuja finalidade principal é o tratamento de pele sendo usados em quantidades mínimas como um parfum ou eau de parfum.


 
Sabonetes
Mesmo que a função principal seja higienizar grande parte das fórmulas de sabonete, líquido ou em barra, contem fragrâncias.


Há quem prefira  os minimamente perfumados ou necessite usar sem fragrância devido a sensibilidades variadas. O mercado atende estas necessidades, porém a disponibilidade de sabonetes perfumados é imensa.



Modernamente  o consumo de sabonetes artesanais cresceu de forma considerável. A busca do natural e  personalizado tem provocado novas expectativas  e exigências. ( Imagem de Natural da Terra- Saboaria e Afins)

Grossmith and RoberteT

$
0
0
  
Robertet atua no âmbito da produção de fragrâncias  há mais de 150 anos e tornou-se uma potência quando falamos de fragrâncias, matéria prima ou  fisiologia dos ingredientes  usados na perfumaria e cosmética.
Grupo desenvolvido após quatro gerações envolvidas com a manipulação de ativos para perfumaria abrange o comércio internacional, faz inúmeras parcerias, e  inclusive tem representação no Brasil.
Baseada inicialmente em Grasse especializou-se nas matérias primas de alta qualidade.


Também centenária a tradicional Grossmith reavivou sua clássica e nobre coleção composta por Hasu-no-Hana, Phul-Nana,Shem-el-Nessim, incorporando novas criações relacionadas à nobreza - Betrothaland Diamond Jubilee Bouquet.
Modernizando sua "carta" de perfumes criou a Black Label Collection: Floral Veil;  Amelia ;Golden Chypre;Saffron Rose.



Para nossa satisfação Grossmith  convidou Robertet para remasterizar as três fragrâncias que consagraram  sua perfumaria. Hasu-no-Hana (1888), Phul-Nana (1891) e Shem-El-Nessim (1906). Serão renovadas  seguindo o mais fielmente possível as fórmulas originais, inclusive mantendo toda matéria prima natural possível, sem preocupações com limitação de custo.
Provavelmente atenderá um segmento nicho luxuoso, entretanto espero ter a oportunidade de experimentar...


L'Enfant- Roi de Arty Fragrances

$
0
0


Festividades no mês de dezembro,  Natal e Reveillon,  despertam nossos desejos por luminosidade, alegria e celebrações,  refletidos nos cardápios primorosos, pródigos em especiarias, na elegância do vestuário, na musicalidade em todos os cantos e nos deliciosos aromas pelo ar.


Entretanto não só de acentos culinários vive esta época. Existe o cheiro deliciosos e amadeirado das árvores frescas  adornadas em brilho e cor, dos enfeites  usando folhas e pinhas, das fragrâncias especiais dispersas por homens e mulheres, e velas!


Tempo de velas cálidas, aconchegantes, aromáticas que cativam pela luz suave inundando ambientes.
Como L"Enfant-Roi  da coleção La Cour de Versailles oferecida pela casa Arty Fragrance.
Evoca luxuosa hospitalidade no amadeirado incensado,  em sofisticada  nota de mirra, na delicada doçura floral, aveludada baunilha e nos tons  doces de laranja.
Marcante e  duradouro o aroma desprendido pela vela invade o ambiente mesmo quando  se encontra apagada. Os óleos aromáticos volatilizam lentamente semelhante a um difusor. Delicioso.


A fragrância do Rei Infante  chama a magia do Natal, da celebração de vida, da intimidade dos lares mesmo que este seja um Palácio de Versailles.
Afinal a pureza e doçura da infância está em todos corações, nobres ou não.


Outros aromas de La Cour de Versailles disponibilizados nas velas de 5 e 3 mèches são: La Fleur du Roy; Délices des Libertines; Alcôve Royale, Rève de La Reine; Potager Royal ; Jardins et Bosquers; Mousseline et Chou d'Amour.

Fragrâncias Leitosas - Nota de Leite

$
0
0

Lia um tópico interessante num grupo sobre perfumaria, onde discutiam preferências sobre leite e derivados, fossem de origem animal ou vegetal.
Vários perfumes com notas leitosas vieram a tona.


Lembrei-me do descontinuado Simply  by Clinique e sua estranhíssima nota (verde) de leite de soja. Não atendia as características das "fragrâncias de leite", cremosas, florais e doces,  com baunilhas gourmand  ou aveludados âmbar e sândalo...enfim aquele perfume tinha na sua composição um leite muito agreste que lhe conferia acento  aquático.


Antigas fragrâncias leitosas referem moléculas chamadas lactônicas (esteres cíclicos) cuja nomenclatura se deve aos lactídeos obtidos do ácido lático,  encontrado no leite. Na natureza lactonas costumam ser encontradas nos carvalhos e podem saborizar whisky.


Entretanto, segundo  usuários e revistas online as fragrâncias abaixo se adequam ao conceito intimista e confortável de aroma cremoso ou lactônico.
Algumas misturando  a nota de leite com flores ou frutas, outras com café, cacau, chá , especiarias, até madeiras, porém trilhando o caminho que as tornam  cremosas, aconchegantes ou sensuais.

Desodorante leite de Rosas, 1929

*Curiosamente o nosso tradicional desodorante (e loção para cútis)  Leite de Rosas está listado numa enciclopédia virtual  sobre fragrâncias  como perfume  com nota de leite.


21 Costume National by Costume National

Abraço L'Occitane In Provence

Amour Nocturne by L'Artisan Parfumeur

Arroz Con Leche by Ganache Parfums

Au Lait by DSW Perfumes

Chai by Baruti

Condensed Milk by Demeter Fragrance

Etra Etro by Etro


Gold Heart V 4 by Map Of The Heart

Hot Milk by Hilde Soliani

Inside by Trussardi

L'eau d'Hiver by Frederic Malle

Lait Concentre by Chabaud Maisson de Parfum

Lalao by Zeromolecole


Le Feau d'Issey by Issey Miyake

L'Or Intense by Torrente

Matin  Calin by Comptor Sud Pacifique

Milk by Ava Luxe

Miryade Blanc by O Boticário

Paithani by Penhaligon's


Poivre Piquant by L'Artisan Parfumeur

Rooh Al Banat by Lattafa perfumes

Rush by Gucci

Santal Massoia by Hermès

Selperniku by January Scent Project

Seminalis by Orto Parisi

Simply by Clinique



Untitled 2 by Magnetic Sccent

Vanille Jolie by Ava Luxe


Chanel N.5 - O Inesquecível

$
0
0

"Some drops a Chanel  N.5" (Marylin Monroe)
Muitos fashionistas admitem que este talvez  seja o slogan perfeito  a representar Chanel N.5.
Para outros talvez seja o pedido de Coco Chanel feito ao perfumista Ernest Beaux no início dos anos 20:
- "Create a perfume wich smell like woman"


E assim foi. Com uma dose (acidental? ) de aldeídos maior do que a usual  Chanel N.5 se transformou no mais icônico perfume floral dos tempos modernos.
Apresentado para madame Chanel em 5 de maio de 1921 como  fragrância de jasmim,  rosas, neroli e íris, tão  fresca e limpa como o ar gelado dos árticos.
Hoje, significa aroma floral clássico intenso, marcante e refinado, sendo amado por milhares de pessoas.
Não todas. Algumas gentilmente dizem ser bom, mas não para elas. Outras simplesmente odeiam.
Considero eterno.


Apesar das controvérsias é a fragrância mais reconhecida na história da perfumaria moderna.
Segundo interessados na história de Chanel N.5 existem composições que diferenciam o parfum , de eau de parfum e eau de toilelete . 
Relatos on line  afirmam que o original parfum usava óleo essencial de jasmimcultivado em Grasse, enquanto  eau de parfum,  lançado nos anos 50,  abrigava em sua composição uma mistura de óleos de jasmim de várias procedências, com ênfase nas notas de couro e madeiras. Eau de toillete difere ligeiramente dos anteriores pela composição mais leve,  acentuando notas cítricas.


Entretanto, as raízes do nascimento de Chanel N.5 aparentemente são mais longínquas.
Em Moscou a mais proeminente perfumaria russa, fundada em 1843 por Alphonse Rallet ,lançou em 1913 uma criação do perfumista Ernest Beaux em homenagem à Catarina, a Grande.



Em Bouquet de Catherine ou Buket Ekateriny  Ernest utilizou o intrigante aldeído C12 MNA, que fazia sucesso no perfume Quelques Fleurs de Houbigant criado por Robert Bienaimé (1912).
Contudo a fragrância de Beaux não convenceu a nobre clientela russa.
Nesta época estourou a revolução Russa (1917)  e a elegante perfumaria Rallet foi transformada numa fábrica de sabão pela União Soviética bolchevista.
Parte da equipe da perfumaria  se deslocou para Grasse, França fugindo da revolução bolchevique e estabelecendo a nova Rallet. Na verdade a perfumaria original  começou como fabricante de velas na Rússia e  se tornou  propriedade da grande Empresa francesa, Chiris em 1898 mantendo o mesmo nome.



Bouquet de Catherine  foi relançado como Le Nº 1 Rallet para o comércio europeu e americano.
Consta que na época  Beaux , que esteve a serviço do exército russo  até 1919, voltou para a França,  se desligou da casa Rallet e iniciou o trabalho para Chanel. Na mesma ocasião a iniciante Coty adquiriu Le N.1 Rallet  que continuou comercializado com o mesmo nome.


Pesquisadores afirmam que Ernest Beaux relatou uma viagem aos círculos árticos onde teria se encantado com o frescor de um rio,  o que teria inspirado suas experiências para releitura da  antiga composição   Buket Ekaterina.
Talvez tenha associado este frescor à apresentação publicitária do recente Le Nº 1 Rallet, historicamente considerado precursor  de Chanel nº5. 


Similaridades: Amplamente imitado iniciou uma dinastia de perfumes florais aldeídicos.
Consta que são próximos em aroma Coty L'Aimant; Couture Vicky Tiel ;  Cachet  Prince Matchabelli; Sicily Dolce Gabbana;  Maitresse Agent Provocateur; La Perla eau de parfum; Magie Noir Lancome; Vraie Blonde Etat Libre D'Orange; L'Interdit Givenchy; Champagne (Yvresse) YSL; Cassandra Jeanne Arthes; UdV pour Elle Gold-Issime  Ulric de Varens; Shahana Gold Black Onix; Miss Elysees Paris ElyseesTraduções Gold Hinode;
Shalimaré citado como descendente que privilegiou notas de bergamota e íris sobre base de baunilha enquanto Chanel Nº5  fundamenta no  bouquet de jasmim, rosa, ylang e neroli sobre base lenhosa.


Ficha Técnica

Família Olfativa: Floral Aldeídico, 1921
Gênero: Feminino
Perfumista: Ernest Beaux
Designer: Chanel
Rastro: Intenso
Fixação: Ótima
Frasco: Chanel
Pirâmide Olfativa:
  •  Topo -Aldeídos, bergamota, limão, neroli, ylang-ylang
  • Coração -Jasmim, rosa, lírio de maio, íris  e raíz de íris
  • Base -Âmbar, madeira de sândalo, patchuli, almíscar, civeta, baunilha, musgo de carvalho, vetiver, rosewood ou jacarandá
 Arte Irmã:  Se fosse um filme seria ...O Pecado Mora ao Lado
The Seven Year Itch



Referências: Wikipedia, Swap You Wardrobe; Don't Forgeter The Mirror; Project Perfume;  Design Gipsee; Luxuo; Fragrantica, Basenotes

Lady of the Night Perfume

$
0
0

 Dama-da-Noite - Imagem de Vivien Zanlorenzi

Dama-da-noite (queen-of-the-night) e jasmim-da-noite (night-blooming jasmine), duas plantas que nos brindam com flores perfumadíssimas durante a noite.
Aromas  muito próximos mas não idênticos, oriundos de espécies distintas.

 Jasmim da noite - Imagem de Plantas Sonya

Jasmim-da-noite  (Ceestrum nocturnum) é arbusto tropical que pode atingir  de 1,5m à 4m e apresenta flores pequenas de branco amarelado. O perfume é  inebriante, intenso,  como se misturássemos  flores brancas, principalmente jasmim,  com especiarias.
Existem dois destes arbustos próximos à minha casa e passar pela rua quando anoitece em época de floração é uma experiência olfativa deliciosa.
Também é conhecido  pelos nomes Coerana, Coirana, Flor-da-noite, Dama-da-noite, Jasmim-verde, Rainha-da-noite.

 Dama-da-Noite - Imagem de Vivien Zanlorenzi

Esta nomenclatura faz com que ela seja confundida com a outra dama-da-noite ( Epiphyllum oxipetalum) cujo arbusto é menor, com folhas grandes robustas e caule suculento. praticamente um cacto. As flores brancas são enormes, em média 25cm, exalando perfume também intenso e condimentado.
Nesta espécie a floração se dá em alto verão  sendo extremamente efêmera. Dura uma noite!
Quem ama perfumes florais vibrantes na linha olfativa das flores brancas como jasmins, magnólias, junquilhos ou narcisos e gardênias com pitadas de exotismo se encanta com as damas-da-noite , sejam de uma espécie ou de outra.

 Dama-da-Noite - Imagem de Vivien Zanlorenzi

Na perfumaria os acentos florais tentam reproduzir as notas aromátiicas destas flores em várias fragrâncias, embora eu não conheça nenhuma que seja tal e qual.
É mais provável encontrar uma fragrância cujo bouquet se aproxime,  nas que fundamentam seus acordes principais em jasmim, narciso ou junquilho, gardênia ( flor de tiaré) , tuberosa ( jasmim-manga ou angélica-dos-jardins), manacá-de-cheiro...

 Jasmim da noite - Imagem de Plantas Sonya

Fragrâncias com notas de Dama-da-noite ou de Jasmim-da-noite
8 - contem 1g
Aurora - Avatin
Dama-da-Noite - L"Occitane au Brésil
Dior Addict - Christian Dior
Extatic Tiger Orchid - Pierre Balmain


Flor do Luar Ekos - Natura
Floralique  Avon
Goldea The Roman Night - Bvlgari
Har Singar Kbas Attar - Aromata Mirabilia
Ibraheen Abdul Samad - Al Qurashi


India Hicks Island Night - Crabtree &Evelyn
Jasmin - Honoré Payan
Miss Dior - Dior
Morayama Jazmin - Ricardo Ramos
Natori Women - Natori


Nigth Blooming Jasmine - Jovan
No 5 Siren  - Valchemy Lab
Parijata Vetiver Attar - Persephenie Studio


Queen of the Night - Judith Williams
Shades - Dana
Sun Moon Star - Karl Lagerfield
Surreal Sky - Avon
Surreal Garden - Avon


Viburnum - Tonatto Profumi
Victoria's Secret Paris - Victoria's Secret
Wings - Georgio Beverly Hills
Viewing all 155 articles
Browse latest View live