Nos debruçamos sobre a história frequentemente e nada mais agradável que realizar este mergulho através de museus laboriosamente construídos mundo afora.
Em Veneza está o primeiro itinerário de museu italiano dedicado à arte e à história do perfume.
Vinte quartos localizados no primeiro andar mostram aspectos e hábitos de vida da nobreza veneziana nos séculos XVII e XVIII.
Manequins vestem trajes antigos, suntuosos e de grande valor, propriedade do Centro de estudos do Museu. Os tecidos estampados, rendas e bordados testemunham a refinada e luxuosa elegância característica daquela sociedade.
Para a perfumaria foi criada uma secção especial destacando o papel fundamental que a histórica cidade desempenhou nas origens do perfume. Cinco salas com instrumentos multimídia e experiências sensoriais fazem parte desta ala do Museu.
Uma sala evoca o laboratório de um perfumista do século 16 (muschiere).
Existe um mapa olfativo que representa as "Ruas de Especiarias" onde os antigos venezianos passeavam e faziam compras. Ilustrações e objetos representam processos de perfumaria e matéria-prima. Noutra sala grande coleção de frascos de perfumes da empresa alemã Drom representa a perfumaria desde a Idade Média até os dias de hoje. O edifício gótico que abriga o Museu pertencia a família Mocenigo, uma das mais importantes na aristocracia veneziana.
Palazzo Mocenigo di San Stae reconstruído no início do século XVII, situa-se próximo a Igreja de San Stae , ao sul do Grande Canal, no setiere de Santa Croce em Veneza -Itália. Acessado por uma ruela muito estreita e antiga, atualmente é administrado pela Fondazione Musei Civici di Venezia.
Referências: Mavive Venezia, , Wikipédia, Google Maps.