Lendo aqui e ali encontrei no site americano "Perfume" um entre vários textos muito interessantes sobre perfumaria antiga, cuja tradução transcrevo aqui. Ressalto que não é texto original da minha autoria, mas transcrição do artigo que finaliza com uma relação extensa de bibliografia. O referido site contém inúmeros textos que contam a história da perfumaria ancestral, de egípcios, gregos e romanos.
"O que continham os antigos perfumes?
Sua composição diferia muito dos perfumes modernos.
No antigo Egito preferiam usar Opoponax e mirra.
Na África antiga, Mesopotâmia e Babilônia os aromas incluíam preferencialmente cedro, mirra, incenso e cipreste.
Geralmente os óleos eram usados como carreadores ou fluidos para absorver aromas fortes.
Nos tempos modernos usamos álcool como portador.
A maioria das substâncias, que eram fonte de fragrâncias, vinha das plantas, variando de flores a resinas e madeiras,
Uma das características da perfumaria permaneceu desde os tempos antigos até o presente: As populações de outrora eram fascinadas por aromas atraentes ou agradáveis.
No antigo Egito limpeza era altamente valorizada e relacionada com saúde e abastança. Comumente os egípcios banhavam-se todos os dias, ou após as refeições. O perfume era uma alternativa de limpeza.
Na Grécia antiga usar fragrâncias doces era considerado agradável aos deuses. Além disso pensadores e médicos da época praticavam uma forma de aromaterapia usando certos odores para melhorar a saúde e vitalidade.
Perfumes eram substâncias preciosas e caras. Então quem usava? Naturalmente seu uso era restrito aos ricos, a realeza e ao clero.
Esta tendência continuou em muitos lugares além do antigo Egito, Grécia e Roma.
Na Grécia antiga uma pessoa pobre demais para comprar um perfume no seu funeral poderia simplesmente ter um frasco de perfume pintado em seu caixão como tributo aos deuses."
Referência: Site comercial Perfume.
PS: Não conheço o site comercialmente, desta forma não posso fornecer nenhuma avaliação sobre este aspecto. Os textos lá encontrados , sobre perfumaria, são procedentes de pesquisa virtual.