Perfumaria nicho é um rio caudaloso com muitas ramificações. Alguns afluentes fortes quase caracterizam o rio principal.
Conforme a abordagem em outro artigo podemos deduzir que compreende inúmeros caminhos, como a perfumaria botânica por exemplo, que utiliza estritamente matéria prima natural. Óleos, ceras, concretos e extratos botânicos.
Entretanto uma questão foge a classificação de acordo com natureza das composições ou fórmulas.
Existe luxo em toda fragrância niche?
Sim e não!
Há luxo se pensarmos em concepção primorosa, na escolha cuidadosa dos componentes naturais, no longo tempo dedicado a pesquisa, na elaboração talentosa da fórmula. Neste caso nos deparamos com a luxuosidade do bem feito. Do especial que transcende valor monetário.
Este é o luxo da raridade, do minoritário que caracteriza trabalho de poucos. Do produto de artesão/artista que não se preocupa apenas com a larga escala e uma curva ascendente de lucro.
Faz pela coisa em si. Faz com amor, ou por amor. Pratica uma vocação, ou talento.
Difícil de encontrar numa indústria multinacional, mas possível. Águas caudalosas com muitas direções...
O luxo inerente apenas à concepção material difere do anterior, conceitual.
Caracteriza o objeto que distingue rico do pobre, privilegiado do sofrido. É derivado do ato de obter um objeto de altíssimo valor, não disponível à maioria da população. Símbolo de status que determina posição social e econômica.
Este objeto pode ser impecável, de alta qualidade... ou não. O importante é que seja raro, devido ao alto custo monetário.
Uma fragrância pode ser niche na concepção mais pura e conceitual e também luxuosa no sentido de cara?
Acredito que sim!
Como disse perfumaria niche é um rio volumoso com muitos afluentes e grande combinação de características.
Nesta ampla gama de composições encontramos joio, encontramos trigo, e algumas vezes encontramos magníficos ovos dourados.
Imagens: Claire Marschack paints, gardênia amarela, "Here Comes Rain" by Diana Elena Chelaru, Golden coins, golden egg , chaff and wheat.